Simpósio de Computadores Tolerantes a Falhas (SCTF)

O SCTF – Simpósio de Computadores Tolerantes a Falhas foi um dos primeiros eventos específico para discussão de Tolerância a Falhas no Brasil , promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) entre 1985 e 2001. O Evento era bianual e contou com nove edições, sendo substituído pelo LADC a partir de 2003.

O SCTF visava congregar as comunidades acadêmica, industrial e comercial na área de Confiabilidade e Tolerância a Falhas, objetivando apresentar tanto a produção acadêmica nacional e internacional quanto promover a troca de experiências e a integração entre a academia e a indústria.

Em 1995, o VI SCTF foi realizado durante o Congresso Latino Americano de Ciência da Computação, em Canela/RS, que integrou diversos outros simpósios, incluindo o Congresso Anual da SBC (CSBC).

“Este é um tema cada vez mais importante na informática, principalmente devido à tendência de distribuição do processamento e dos dados. Durante este evento foram tratados, entre outros assuntos: segurança e criptografia contemporânea, orientação a objetos aplicada à tolerância a falhas, arquitetura e síntese de circuitos, sistemas distribuídos, redes de Petri, detecção e diagnóstico de falhas e aspectos de tolerância a falhas em comunicação de dados”

Revista BateByte (1985)

Edições do SCTF

EdiçãoAnoLocalCoordenação
I1985São José dos Campos/SP
II1987Campinas/SP
III1989Rio de Janeiro/RJ
IV1991Gramado/RS
V1993São José dos Campos/SP
VI1995Canela/RS
VII1997Campina Grande/PB
VIII1999Campinas/SP
IX2001Florianópolis/SC
Rolar para o topo